Motor a gasolina

De My Solutions
Revisão em 13h48min de 28 de dezembro de 2015 por Ist172788 (Discussão | contribs) (Criou a página com "Um motor a gasolina pode ser aproximadamente descrito pelo ciclo idealizado \( abcd \) apresentado no diagrama da figura, onde \( p \) e \( V \) representam, respetivamente,...")

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Um motor a gasolina pode ser aproximadamente descrito pelo ciclo idealizado \( abcd \) apresentado no diagrama da figura, onde \( p \) e \( V \) representam, respetivamente, a pressão e o volume do gás no cilindro. Neste ciclo, \( a \rightarrow b \) representa a compressão adiabática do gás, \( b \rightarrow c \) o aumento de pressão a volume constante devido às explosões no motor, \( c \rightarrow d \) a expansão adiabática durante a qual o motor produz trabalho, e \( d \rightarrow a \) o arrefecimento do gás a volume constante.

Considere que o ciclo é executado quase estaticamente e que o gás é ideal e tem um calor específico constante. Calcule o rendimento \( η \) deste motor, exprimindo o resultado final em termos de \( V_1 \), \( V_2 \) e \( γ \) (rácio do calor específico a pressão constante pelo calor específico a volume constante).

4.png