Carga pontual dentro de uma esfera dielétrica

Fonte: My Solutions
Revisão em 18h30min de 17 de setembro de 2015 por Ist173449 (discussão | contribs) (Criou a página com "Uma carga \(q\) está colocada no centro de uma esfera oca de raios interno \(R_1\) e externo \(R_2\). A esfera é constituída por um material dielétrico perfeito LHI, de...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Uma carga \(q\) está colocada no centro de uma esfera oca de raios interno \(R_1\) e externo \(R_2\). A esfera é constituída por um material dielétrico perfeito LHI, de permitividade elétrica \( \epsilon > \epsilon_0 \), e está inicialmente descarregada.

  1. Determine o campo elétrico \( \boldsymbol{E_e} \) em todas as regiões do espaço, e o potencial elétrico na superfície interna da esfera dielétrica.
  2. Assuma agora que a esfera dielétrica se encontra uniformemente eletrizada em volume, com uma carga elétrica total \(-q\). Determine o novo valor do campo \( \boldsymbol{E_e} \) em todos os pontos do espaço e as densidades de carga de polarização. Verifique que a carga total de polarização é nula.