FAQ.pt

From wwwelab
Jump to: navigation, search

Questões frequentes sobre o e-lab.

Sobre o e-lab

Visão geral

Questões correntes

O meu Browser não me permite correr aplicações JAVA, como ultrapasso?

Certos browsers impedem o JAVA de abrir automaticamente a partir da página principal. Nessa situação pode ser executado de acordo com as instruções nesta wiki ou seguindo o procedimento descrito no portal.

Como é feito o registo para usarmos o e-lab?

O registo só é necessário para efetuar a reserva antecipada da "sala de controlo" das experiencias, por exemplo para ter a garantia futura da sua disponibilidade em sala de aula. Caso contrario, para os utilizadores comuns, é suficiente indicar um nome de utilizador e prosseguir com o lançamento da plataforma (deixando a palavra-passe em branco) sendo o acesso efetuado numa base primeiro-a-chegar-primeiro-a-ser-servido.

Como posso efetuar uma reserva?

No momento presente o IST ainda não implementou uma política comercial de reserva de experiências, reservando-se a esse direito; no entanto o acesso livre baseado no critério primeiro-a-chegar-primeiro-a-ser-servido está sempre garantido em caso de disponibilidade.

As experiências estão filmadas ou "correm" em tempo real?

As experiências do e-lab são realizadas em tempo real, ou seja, são efetuadas remotamente quando o utilizador prime o botão de reprodução. Existem contudo laboratórios virtuais que resultam de simulações e, nesses casos, a plataforma assume uma outra côr e é executado num espaço distinto. Pode ser sempre gravado o video do decorrer duma experiência usando um programa terceiro tal como o VLC para a documentar. Nessa situação usar a opção "Abrir emissão de rede" e usar o link fornecido na sala de controlo respectiva.

Tenho de esperar pela minha vez na fila para obter dados duma experiência que me interesse?

Não, qualquer membro registado numa sala de controlo pode receber os dados experimentais duma experiência lançado por um outro membro, permitindo partilhar e trabalhar em grupo a informação.

Existe alguma plataforma de acesso livre para ajustar os dados obtidos?

Sim, o fitteia permite o ajuste numérico de funções aos dados das experiências. Infelizmente tem de efetuar aí um registo porque é necessário quota em disco para efetuar os cálculos e manter uma área de trabalho (10 MBytes por utilizador)

A mensagem "elab.ist.utl.pt:9001 not ok" quer dizer exatamente o quê?

Isso quer dizer que está a correr o e-lab numa máquina por detras dum firewall estando este a bloquear o acesso aos portos utilizados pelo e-lab (9000, 9001,9002 e 9003); é comum em algumas redes onde os administradores são mais zelosos do tráfego bloquearem portos incomuns ou poderá ser o firewall da própria maquina. Deverá ser solicitado o acesso a esses portos ao gestor da rede e/ou desbloquear no firewall da máquina usando menores restrições de segurança.

O que fazer se a aplicação do e-lab está a ser bloqueada pelo Java Security?

Antes de usar o e-lab

Java

Site oficial

O que é o Java?

Do site oficial: O Java é uma tecnologia usada para desenvolver aplicações que tornam a Web mais divertida e útil. O Java não é a mesma coisa que o javascript, que é uma tecnologia simples usada para criar páginas Web e só é executado no seu browser. O Java permite executar jogos, fazer upload de fotos, falar on-line, fazer tours virtuais e usar serviços, como treino on-line, transações bancárias e mapas interactivos. Se você não tiver o Java, muitas aplicações e websites simplesmente não funcionarão.

Nesta página do site oficial pode verificar qual a versão do Java instalado no seu pc.

Quais as versões de Java compatíveis?

Presentemente a Oracle limitou o acesso a alguns recursos livres utilizados pela plataforma e-lab na VERSÃO 7.45 e superiores. Todas as outras versões anteriores são funcionais desde que seja permitido a execução do JAVA em modo de segurança "Média". Para verificar aceda ao Painel de Controlo->Java->Security level e coloque a barra em Medium.

Nas versões recentes poderá ser executado com nivel de segurança "High" e se o browser se recusar poderá executar diretamente a aplicação a partir daqui.

NOTA: Quando adicionar a exceção de segurança tenha em atenção ao último slash "/" http://elab.ist.utl.pt/.

If the path ends with a slash (/), for example, https://www.example.com/apps/, RIAs in that directory and any subdirectory are allowed to run. If the path does not end with a slash, for example, http://www.example.com/test/applet.html, only that specific RIA is allowed to run.  

Devido à disputa lega Oracle/Google, atualmente o GOOGLE CROME nao executa chamadas para aplicações Java pelo que o seu lançamento terá de ser efectuado através do Firefox ou Internet Explorer.

Que browsers são compatíveis com Java Web Start?

Devido à disputa lega Oracle/Google, atualmente o GOOGLE CROME nao executa chamadas para aplicações Java pelo que o seu lançamento terá de ser efectuado através dum outro qualquer browser, por exemplo o Firefox ou Internet Explorer. Poderá ser executado ainda invocando diretamente a aplicação a partir daqui.

Onde posso ir buscar a versão correcta da Java Runtime Environment para o meu ambiente?

Normalmente, o próprio browser (o programa que usa para navegar na Internet) consegue perceber qual a versão mais indicada para o seu sistema. Se isto não acontecer, deverá dirigir-se ao site oficial para poder instalar a versão correcta. A única versão não suportada atualmente é a 7.45, se for o caso instale uma versão anterior (ex. 1.6) disponivel aqui.

Live Stream

O que é um "live stream"?

É uma emissão de vídeo, em directo, através da internet.

Como posso ver as live streams do e-lab?

Muitos programas de media permitem ver streams de video online, como por exemplo:

Para visualizar numa janela própria use o comando "Abrir emissão de rede" dum destes programas e coloque o link indicado sob a janela do vídeo existente na sala de controlo.

A equipa e-lab recomenda o VLC.

Onde posso encontrar o VLC para download?

Site oficial da VideoLAN