Informações Importantes
Prazo de Candidatura a Bolsas de Formação (1ª fase): 1 de outubro a 30 de novembro de 2012.
Prazo de Aceitação ou Recusa das Bolsas Atribuídas (1ª fase): a anunciar.
Prazo Candidatura a Bolsas de Formação (2ª fase): a anunciar.
Prazo de Aceitação ou Recusa das Bolsas Atribuídas (2ª fase): a anunciar.
IMPORTANTE: A ordem de inscrição é um dos factores de seriação na atribuição das bolsas.
Regulamento do Concurso de Bolsas.
Formulário de candidatura no portal Estudante em Participar/IST CareerWorkshops.
Inscrições nas sessões de formação a partir de data a anunciar.
Sessões de Formação aos Sábados: 23 de Fevereiro a 23 de Março de 2013
O que é?
Incluído no plano de desenvolvimento de carreiras, o IST oferece aos seus alunos de 2º ciclo o programa “IST Career Workshops” (Sessões de Formação de Desenvolvimento de Carreira). Este programa tem como objectivo reforçar a valorização dos alunos do IST no processo de recrutamento.
Este programa é constituído por um conjunto alargado de sessões de formação promovidas pelo IST e dirigidas exclusivamente aos seus alunos de 2º ciclo, envolvendo uma entidade externa de reconhecida experiência nos processos de recrutamento e selecção.
As sessões de formação serão leccionadas por profissionais da área e cada módulo de formação terá a duração de 3 horas com um grupo de 13 alunos. Haverá 4 tipos de módulos com os seguintes temas:
- Tema 1: Elaboração do CV (informação a constar no CV, aspectos gerais a ter em conta na elaboração do CV, aspectos a evitar, o que valorizam as empresas nos recém-licenciados, análise de casos práticos).
- Tema 2: Estratégias e Abordagens ao Mercado de Trabalho (caracterização do mercado de trabalho, perfil de exigências para os recém-licenciados, os principais meios de recrutamento, programas de intercâmbio, emprego no estrangeiro).
- Tema 3: Entrevistas e Outras Técnicas de Selecção (os processos de selecção, aspectos a ter em conta nas diferentes fases do processo de selecção, simulação de dinâmicas de grupo e entrevistas).
- Tema 4: Negociação e Gestão de Carreira (planear etapas na carreira, importância da formação e networking, tabelas e valores salariais, estratégias de negociação de salários).
As sessões de formação decorrerão aos sábados de manhã e de tarde no Campus do IST na Alameda. A inscrição em cada sessão de formação terá o custo de 35 euros para os alunos de 2º ciclo do IST.
Bolsas de Formação
Para promover o enriquecimento da formação dos seus alunos, o IST oferece-lhes a possibilidade de se candidatarem a bolsas de formação com o valor unitário de 70 euros. Estas bolsas servirão exclusivamente para a inscrição em duas destas sessões de formação a decorrer num mesmo dia (uma de manhã e outra de tarde). Cada aluno só poderá receber uma bolsa que explicitará o dia e as sessões de formação em que terá de ser usada, não servindo para qualquer outra data ou sessão.
A candidatura a estas bolsas será efectuada através do preenchimento de um formulário no sistema Fénix onde o candidato indicará as suas preferências relativamente ao dia e aos temas das sessões que pretende frequentar. O formulário de candidatura está disponível apenas para os alunos do 2º ciclo, no portal Estudante em Participar/IST CareerWorkshops.
O período de candidatura a estas bolsas será anunciado na página de entrada do site do IST.
O aluno deverá consultar o regulamento do concurso de atribuição de bolsas de formação para o “IST Career Workshops”.
Inscrição
Ao aceitarem as bolsas de formação que lhes forem concedidas, os alunos ficarão automaticamente inscritos nas sessões associadas às respectivas bolsas.
Os alunos que não tiverem bolsa ou que quiserem frequentar mais sessões, poderão inscrever-se mediante o pagamento de 35 euros por cada sessão. As inscrições serão efectuadas em conjunto com o pagamento no Núcleo de Pós-Graduação e Formação Contínua do IST (http://npfc.ist.utl.pt/).
Organização
O programa “IST Career Workshops” é uma organização do Núcleo de Parcerias Empresariais do IST.
Contacto para os Alunos
Todas as questões relativas ao processo de inscrição e das bolsas de formação deverão ser dirigidas ao Núcleo de Pós-Graduação e Formação Contínua do IST (http://npfc.ist.utl.pt/) através do endereço de correio electrónico: npfc@ist.utl.pt.
