OBJETIVOS DO PROJETO


O projeto pretende catalisar a geração e proliferação de intervenções urbanas dimensionáveis através do desenvolvimento e implementação de um simulador de sistemas urbanos multidimensionais e painel de instrumentos (USD). Ao mesmo tempo a visualização e comunicação de dados é essencial, os modelos urbanos irão fornecer a capacidade de idealizar cenários alternativos para novos serviços e produtos, alicerçados numa ciência urbana rigorosa. Para alcançar estes objetivos, a equipe propõe a par de uma simulação multidimensional com modelação urbana em tempo real, através de software e hardware de recolha de dados urbanos.

Este projeto está estruturado em seis pacotes de trabalho:

WP 1

ANALÍTICA URBANA

Os principais objetivos são desenvolver e aplicar um novo conjunto de modelos, ao consumo de energia, à utilização de material e às necessidades de mobilidade, assim vão ter em linha de conta as implicações transversais entre a conexão material-energia através da energia incorporada no ciclo de vida dos materiais.
⇒ Ir para WP 1

WP 2

SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E PLATAFORMA DE PROCESSAMENTO DE DADOS

O objetivo é desenvolver uma plataforma de TIC para apoiar o USD, através da recolha e gestão de dados da cidade, processar esses os dados num formato padrão que permite a seleção de dados em diferentes camadas, proporcionando a sua visualização, tudo isto utilizando uma arquitetura aberta, com normas e protocolos comuns com interfaces bem definida.
⇒ Ir para WP 2

WP 3

SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA EDIFÍCIOS

Pretende-se o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para as diferentes partes interessadas no sector da construção para ajudá-los a adotar práticas energéticas mais eficientes. Estas incluem a previsão, monitorização e controle do desempenho edifícios; inovando o projeto a nível do designe, construção e manutenção dos edifícios; recomendar novas políticas, regulamentos e práticas direcionada para a realidade do Sul da Europa.
⇒ Ir para WP 3

WP 4

SOLUÇÕES INOVADORAS DE MOBILIDADE

O objetivo principal é desenvolver soluções inovadoras de mobilidade para promover a energia, as cadeias de transporte (porta-a-porta) eficientes ambientais e económicas.
⇒ Ir para WP 4

WP 5

SERVIÇOS COM BASE EM REDES INTELIGENTES

O objetivo é desenvolver ferramentas de modelação, controle e avaliação integrada de apoio à conceção e implementação de estratégias de gestão de Micro-Rede (MR) e Multi-Micro-Rede (MMR) integração de tecnologias de micro e mini-geração, soluções de armazenamento distribuído, EV (incluindo o modo V2G) e técnicas de gestão de carga (seguindo estratégias de gestão do lado da procura desenvolvidos no WP3).
⇒ Ir para WP 5

WP 6

LABORATÓRIO COMPETITIVIDADE URBANA

O objetivo é criar um laboratório urbano competitivo, onde se obtém os resultados específicos para a sustentabilidade urbana referentes a várias partes interessadas (municípios, órgãos públicos, parceiros privados e academia). O laboratório urbano estará organizado por um Comité Consultivo e onde serão geradas recomendações políticas para promover a competitividade da cidade, concebidas caso a caso.
⇒ Ir para WP 6

SC_logosApoios