WP6 – Laboratório Competitividade Urbana


Médio e longo prazo, a competitividade das cidades requer a integração de diferentes escalas de análise, enquanto as soluções de compromisso entre diferentes dimensões urbanas estão a ser avaliados. O principal objetivo do WP6 é criar um laboratório de competitividade urbana onde os resultados específicos para a sustentabilidade urbana acontecer com as diversas partes interessadas (Município, órgãos públicos, entidades privadas e universidades), organizados um Comité Consultivo onde novos produtos e serviços são avaliados e adaptados emergem a partir deste projeto para promover a competitividade da cidade. Esta avaliação pode ajudar os promotores a melhorar seus modelos de negócios num contexto de incerteza, incluindo desastres / crise e gestão de interrupções. O Laboratório de competitividade urbana destina-se a transformar as soluções inteligentes desenvolvidas no âmbito da zona de teste em modelos de negócios inovadores e elaborar decisões de investimento ideais que incorporam a incerteza das necessidades futuras de longo prazo do tecido urbano.

O forte interesse demonstrado pelos parceiros da indústria nesse projeto gera o quadro adequado para o desenvolvimento de soluções inovadoras previstas e estabelece as relações necessárias no sentido de uma investigação translacional dirigida à comercialização nos mercados internacionais, o que constitui uma garantia da sustentabilidade futura dos resultados produzidos, bem além do horizonte temporal do desenvolvimento deste projeto.

Este pacote de trabalho será composto por 3 tarefas:

Tarefa 1 (Componente Zona de Teste)

Plataforma das partes interessadas – Descobrindo serviços e produtos

Esta tarefa incidirá sobre a criação de um conselho das várias partes interessadas e na organização de workshops periódicos com todos os parceiros do projeto para discutir os resultados de todos os WPs, intervenções urbanas potenciais e o potencial de valorização económica dos resultados do projeto através de novos modelos de negócios. Este conselho também vai promover a divulgação do impacto da ciência e da tecnologia na vida urbana, através da organização de sessões públicas e publicações alcance global.

Tarefa 2

Tomada de decisão dentro da incerteza

A parte interessante e relevante da tomada de decisão sob incerteza reside na criação de oportunidades para adaptar um sistema facilmente a novas oportunidades ou riscos emergentes. Tecnicamente, estes são conhecidos como “opções”, isto é dispositivos físicos ou processuais que permitam a transição suave para situações mais desejáveis . A teoria económica demonstra que tais opções são especialmente valiosas quando as incertezas são maiores. Como as previsões de longo prazo dos problemas urbanos são necessariamente (e comprovadamente) muito pouco fiáveis e incertas, o desenvolvimento de opções flexíveis para intervenções urbanas pode ser presumido ser extremamente desejável, e será desenvolvido neste projeto.

Tarefa 3 (Componente Zona de Teste)

Integração com os Programas Doutorais

Para promover o esforço colaborativo de construção de equipa, o projeto irá promover fortemente a interação de longo prazo com os estudantes de doutoramento envolvidos no programa MIT Portugal, em particular, fornecendo-lhes casos de estudo para ser desenvolvidos sob o contexto de suas atividades de inovação e empreendedorismo. O objetivo é facilitar a criação de empresas startups com base nos desenvolvimentos específicos e intervenções urbanas resultantes do projeto. Os alunos do MIT também participarão em períodos de verão, para promover e aprofundar a compreensão das oportunidades e dos problemas envolvidos no projeto. Isto é proporcionado a vários membros seniores associados ao projeto que já realizam trocas de longa data entre o MIT e Portugal, através do ensino bastante ativo nos programas de doutoramento em Sistemas de Transporte e Sistemas Energéticos Sustentáveis.

Este pacote de trabalho vai envolver todos os parceiros, que irão colaborar para desenvolver e apresentar informações para diferentes partes interessadas, demonstrando os benefícios e custos das intervenções urbanas diferentes, enquanto revelando as incertezas relevantes e demonstrando como esta informação pode ser útil para apoiar as decisões potenciais.

SC_logosApoios