PARCEIROS DO CONSÓRCIO


 SC_logoINESCTEC

⇒ Ir para o website

Função

INESC TEC é um Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto, sendo uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como associados a Universidade do Porto, o INESC e Instituto Politécnico do Porto.
INESC TEC está espalhado em quatro locais na cidade do Porto, tem um grande Polo em Braga (com a Universidade do Minho) e um Polo menor em Vila Real (com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro). A sua atividade é realizada por 600 investigadores, dos quais mais de 200 titulares de um grau de doutoramento. O seu orçamento atinge 12 milhões de euros, dos quais 35% resultam de contratos diretos de I&D com a indústria e cerca de 30% de atividade internacional.
Sob INESC TEC, estão ativas 12 unidades de investigação, transferência de tecnologia, valorização do conhecimento promovendo o lançamento de empresas spin-off. Suas principais áreas são as Telecomunicações e Multimédia, Sistemas de Energia, Sistemas de Produção, Gestão Industrial, Sistemas de Informação e Computação Gráfica, Optoelectrónica e Sistemas Eletrônicos, Robótica e Sistemas Inteligentes, Inteligência Artificial, Sistemas de Tempo Real, Ciência da Computação, Sistemas de Software Críticos e Inovação.
A atividade no INESC TEC é executado sob o paradigma do conhecimento para a cadeia produtiva de valor: conhecimentos e resultados gerados na investigação fundamental são normalmente incorporados em projetos de transferência de tecnologia e, portanto, eles recebem relevância social. A existência de uma Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia garante a eficácia deste modelo.

Contacto

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto/FE/UP) Campus da FEUP
Rua Dr. Roberto Frias, 378
4200-465 Porto

 SC_logoISTID

⇒ Ir para o website

Função

A Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID) é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como missão e objeto principal o desenvolvimento de atividades de Ciência e Tecnologia, a transmissão de conhecimentos, e a promoção da participação de investigadores nacionais e estrangeiros, a nível nacional e internacional, em projetos de ID&I nas suas áreas de intervenção. O IST-ID desenvolve atividades de ID&I em grandes áreas de competência associadas a desafios com um forte impacto na sociedade. Estas áreas são fortemente interdisciplinares e transversais a vários domínios da engenharia, ciência, tecnologia e arquitetura. As atividades de ID&I cobrem desde aspetos fundamentais até projetos com forte componente aplicacional sendo as áreas de intervenção as Ciências Básicas, Tecnologias de Informação e Comunicação, Energia, Ambiente e Mobilidade, Ciências da Vida Aplicadas, Materiais, Nanotecnologias e Nanociências, Gestão de Tecnologia e Empreendedorismo, Engenharia e Tecnologias de Produção, Reatores Nucleares e Aceleradores, Segurança Nuclear e Proteção Radiológica.

Contacto

Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID)
Av. Rovisco Pais, nº 1
1049-001 Lisboa

 SC_logoFCUL

⇒ Ir para o website

Função

A Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL FFC) é uma organização sem fins lucrativos, recentemente reclassificado como uma instituição pública. FFC UL foi criada em 1993 como uma iniciativa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC UL) para promover e facilitar os serviços de investigação, tecnologia e desenvolvimento científico para a sociedade e para organizar a formação de recursos humanos qualificados e experiência em consultoria e difusão de conhecimento.
FFC UL atua como a autoridade contratuais e administrativas em nome das unidades de investigação científica ou organizações e seus investigadores. Todas as pesquisas e os serviços são realizados por pessoal das unidades de investigação ou pelos funcionários contratados pela FFC UL estritamente em seu nome. Os maiores clientes FFC UL estão associados a unidades de investigação FC UL mas FFC UL também pode apoiar diretamente outras universidades e laboratórios. Muitas das atividades de I&D são desenvolvidos com equipas internacionais e com financiamento nacional e internacional.
Atualmente, FFC UL administra mais de 400 projetos e implementa uma gestão profissional (e constantemente auditado) de cerca de 30 centros de pesquisa, nas áreas de Matemática, Estatística e Investigação Operacional, Física, Química e Bioquímica, Geologia, Geofísica, Espacial, Astronomia, Biologia, Ciência da Computação e Informática, Ciências da Educação e Filosofia e História das Ciências.

Contacto

Fundação da Faculdade de Ciências (FFC/FC/UL)
Campo Grande – Edificio C 7 – 1º Piso
1749-016 Lisboa

 SC_logoIDMEC⇒ Ir para o website

Função

Fundada no âmbito do “Programa Ciência”, IDMEC é uma associação privada sem fins lucrativos de ciência, tecnologia e formação, cujos membros financiamento são Instituto Superior Técnico (IST) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). IDMEC está diretamente orientado para cinco objetivos estratégicos: promover ações de I&D; para promover a transferência de tecnologia; para desenvolver programas de formação avançada; para avaliar e auditar novos processos empresariais; e desenvolver programas de gestão integrada em áreas energéticas, logísticos e técnicos. A atividade do IDMEC é focada principalmente na ampla área de engenharia mecânica e sua estrutura está organizada em dois polos; (I) IDMEC / IST em Lisboa e (ii) IDMEC / FEUP, no Porto. Cada polo do IDMEC é dividido em unidades de pesquisa apoiados por laboratórios bem equipados, que desempenham um papel significativo em I & D nacional e internacional em diferentes áreas da engenharia mecânica. IDMEC / IST é a instituição de pesquisa líder do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA). IDMEC destaca em inovação na área de Transportes, Energia e Meio Ambiente e desenvolve atividades nas áreas de fontes de energia convencionais e alternativos e tecnologias de veículos, os impactos de cenários futuros para o setor de transporte rodoviário, mobilidade e gestão de acessibilidades e comportamento do condutor e é apoiado por um laboratório específico de transporte e emissão.

Contacto

Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Avenida Rovisco Pais
1049-001 Lisboa

 SC_logoLNEG

⇒ Ir para o website

Função

LNEG Laboratório Nacional de Energia e Geologia, é um instituto de investigação com a missão de promover a inovação tecnológica no âmbito da ciência e tecnologia e o desenvolvimento econômico, a fim de contribuir para o crescimento da competitividade dos agentes económicos em Portugal numa perspetiva do desenvolvimento sustentável. LNEG assume o papel de interface entre a I&D e integração de tecnologia nos setores privado. Ele também tem o papel de internacionalização através de suas muitas parcerias com organizações de outros países no quadro da União Europeia e Globo. LNEG, como um dos institutos do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, também é consultor do governo em suas políticas públicas de Energia e Geologia, ambiente, sustentabilidade, metrologia, normalização, qualidade e certificação. LNEG é organizado em áreas principais: Energia e Geologia. Na área de energia que desenvolve as atividades de Investigação e suporte técnico considerando energias renováveis, eficiência energética e novas tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de energia sustentável. A equipe LNEG tem uma grande experiência em edifícios, nomeadamente nas seguintes áreas: energia nos edifícios, edifícios de energia zero, Aquecimento e arrefecimentos passivos (Dois edifícios passivos), Construções Bioclimáticas em Clima Urbano, Conforto Térmico, experiências, ferramentas de simulação, Ferramentas de Design Simplificadas, Regulamento da Construção e certificação de edifícios.

Contacto

Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG)
Rua da Amieira, Apartado 1089
4465-021 São Mamede de Infesta

 SC_logoUC

⇒ Ir para o website

Função

Universidade de Coimbra (UC) é uma referência no ensino superior e de I & D em Portugal, devido à qualidade dos cursos oferecidos pelas suas oito faculdades e os avanços alcançados na investigação fundamental e aplicada em vários domínios científicos e em áreas ligadas à tecnologia.
UC prossegue uma política de melhoria contínua em várias áreas, garantindo elevados padrões de ensino e investigação, bem como ser um participante ativo no desenvolvimento do mundo empresarial.
O contínuo desenvolvimento tecnológico promovido pelas diferentes unidades de I&D da UC aborda os desafios envolvidos no projeto, operação e regulação de tecnologias, reunindo professores de diferentes disciplinas científicas, com uma longa experiência em ensino, investigação, transferência de tecnologia e consultoria em áreas diferentes no contexto da tecnologia.
UC destaca-se também na transferência de tecnologia estar envolvido na promoção de várias iniciativas, como Incubadora IPN e Biocant, e na criação de diversas spin-offs tecnológicas, como Technologies Active Space, Artscan, Crioestaminal, Critical Software,
Feedzai, InfoGene, Inogate, iNovmapping, ISA Intellicare, Luzitin, Mover Mile, Sensebloom, SPI e Take The Wind.
A Universidade de Coimbra é hoje um exemplo de dinamismo na busca constante de melhoria e valorização do conhecimento, pesquisa e tecnologia, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da ciência, tecnologia e para a valorização do conhecimento como um elemento essencial na vida das pessoas.

Contacto

Universidade de Coimbra (UC)
Paço das Escolas
3004-531 Coimbra

 SC_logoUM

⇒ Ir para o website

Função

Como resultado de uma estratégia que tem vindo a dar de forma contínua, uma importância central para pesquisa e desenvolvimento (I&D), UMinho tem tido cada vez mais contribuindo para a produção científica em Portugal, representando agora cerca de 9% das saídas científicas anuais da comunidade PT. A UMinho também tem sido capaz de atrair uma quantidade crescente de fundos competitivos, a partir de diferentes agências nacionais e internacionais, bem como da indústria, a fim de apoiar as suas atividades.
A internacionalização bem-sucedida de investigação da UMinho é apresentada pela rápida evolução do número e impacto das publicações ISI cotadas e as citações obtidas pelos investigadores, pelo aumento do número de projetos europeus, os programas de Mestrado e Doutorado e desenvolvido através de parcerias internacionais, a significativa implantação de redes de conhecimento internacionais e capacidade de atrair pesquisadores investigadores.
O Times Higher Education Ranking 2013, inclui apenas 2 Universidades Portuguesas, listando a UMinho como uma das 400 melhores universidades do mundo. O Times Higher Education menor que 100 em 50 anos University Ranking 2013 classificou UMinho na posição 76 em todo o mundo.
O Centro de Investigação ALGORITMI tem equipas de investigação únicas, capazes de responder aos desafios sociais complexos através da adoção de abordagens multidisciplinares das áreas de Sistemas de Informação, Informática Tecnologias e Redes, Eletrónica, Energia, Robótica, Pervasive Computing, Investigação Operacional e Engenharia e Gestão Industrial.

Contacto

Universidade do Minho (UM)
Largo do Paço
4704-553 Braga

 logo_adene

⇒ Ir para o website

Função

A Agência de Energia Portuguesa – ADENE é uma agência governamental, a trabalhar principalmente na eficiência energética e energias renováveis. Sua missão é promover e executar atividades de interesse público no domínio da energia e seus setores relacionados.
As principais competências da ADENE incluem a implementação de políticas, desenvolvimento de programas, monitorização de mercado, gestão de dados, assistência técnica e disseminação de informação no campo da eficiência energética. O quadro da atividade da ADENE é o Plano de Acão de eficiência energética e o compromisso com o crescimento verde.
ADENE também está envolvida em várias atividades a nível internacional, tanto dentro da UE como fora, nomeadamente, abordando edifícios e intercâmbio de melhores práticas no domínio da eficiência energética.

Contacto

ADENE – Agência para a energia
Rua Dr. António Loureiro Borges, nº 5 – 6º andar
Arquiparque – Miraflores
1495-131 Algés, Portugal

 Logo EDP Distribuição

⇒ Ir para o website

Função

EDP é a empresa Portuguesa líder no sector da energia e incluir em seus valores culturais e compromissos relativamente aos de nossos clientes, sociedade e meio ambiente.
EDP Distribuição Energia, S.A. faz parte do Grupo EDP e compete DSO de Portugal, que opera sob a supervisão regulamentar, e atualmente atende a mais de 6 milhões de clientes ao longo 220,000 km de redes HV/MV/LV.
EDP Distribuição foi pioneira na implementação dos conceitos de redes inteligentes, nomeadamente através do seu projeto premiado InovGrid e a iniciativa InovCity, e tem vindo a avaliar esses projetos em três dimensões complementares, nomeadamente, tecnológicos, sociais e económicos.

Contacto

EDP Distribuição SA
Rua Camilo Castelo Branco, nº. 43
1050-044 Lisboa – Portugal

 SC_logoMIT

⇒ Ir para o website

Função

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é uma universidade privada de investigação em Cambridge, Massachusetts. Fundada em 1861, em resposta à crescente industrialização dos Estados Unidos, MIT adotou um modelo de universidade politécnica Europeia e salientou instrução laboratório na ciência aplicada e engenharia.

Contacto

MIT
77 Massachusetts Ave.
Building E40-221
Cambridge, MA 02139

 SC_logoCML

⇒ Ir para o website

Função

Câmara Municipal de Lisboa apresenta uma estratégia para valorizar economicamente a cidade e atrair investimentos com base nos seguintes pressupostos:

  • Para promover a internacionalização e a competitividade da economia da cidade numa escala local e global;
  • Criar, atrair e reter talentos, empresas, investimentos e atividades em grupos estratégicos;
  • Aumentar a inovação, criatividade e empreendedorismo, em Lisboa;
  • Ligue Lisboa, num espaço aberto para explorar novas motivações, experiências e conceitos;
  • Coloque a cidade nas principais redes e cadeias de produção globais;
  • Coloque Lisboa em grandes projetos e redes internacionais relativas cidades.

Contacto

CML
Praça do Município, 1
1149-014 Lisboa

 SC_logoIBM

⇒ Ir para o website

Função

International Business Machines Corporation (comumente referida como IBM) é uma Empresa tecnologica multinacional Americana e consultora, com sede em Armonk, Nova York. IBM fabrica e comercializa hardware, middleware e software, e oferece infraestruturas, hospedagem e serviços de consultoria em áreas que vão desde computadores centrais até à escala nanotecnologia.

Contacto

IBM
Edifício Oriente
Rua do Mar da China – Lote 1.07.2.3
Parque das Nações
1900-138 Lisboa

 SC_logoITDS

⇒ Ir para o website

Função

iTds inciou a sua operação em 2002 focada em serviços de desenvolvimento de software. Desde seus começo dedicado à I&D, o lançamento de seu próprio Agile Platform, o XEO ™. A partir de 2009, investiu em pacotes de software de aplicação padrão e decidiu iniciar um plano de internacionalização, através de parceiros e exploração de novos mercados.

Contacto

iTDS
Rua Fradesso da Silveira, n.º 2, 1-A
1300-609 Lisboa
Portugal

 SC_logoNESTER

⇒ Ir para o website

Função

R&D Nester é um centro independente global de I&D, com o pensamento estratégico e um DNA Multicultural, inovando para um sistema de energia inteligente, limpo, eficiente e sustentável.

Missão e Valores:
Fornecer uma plataforma internacional para o conhecimento, oferecendo soluções inovadoras, abordagens e métodos a serem aplicados em sistemas de energia. Proporcionar novas ferramentas, estratégias e processos, bem sintonizados para o novo paradigma de energia, e que servem como uma força motriz para sistemas energéticos mais eficientes e sustentáveis. Melhorar a reputação internacional dos acionistas, nas áreas de operação de sistemas de energia e planeamento.

Contacto

R&D Nester
Av. dos Estados Unidos da América, 55
1749-061 LISBOA – Portugal

 SC_logoNB

⇒ Ir para o website

Função

Novabase é uma empresa de portuguesa de IT criada em 1989. A Novabase é ativa no fornecimento de soluções de tecnologia da informação para os serviços financeiros, governo, saúde, energia e serviços públicos e setores aeroespaciais. A empresa organiza as suas atividades em três linhas de negócios: Business Solutions, Infraestruturas & Serviços de Gestão e Capital de Risco.

Contacto

NOVABASE
Av. D. João II, nº34, Parque das Nações
1998-031 Lisboa

SC_logosApoios