Biografia Eng. José António dos Santos Alegria

Data de Nascimento : 26 de Maio de 1954
Naturalidade : Luanda, Angola
Nacionalidade : Portuguesa

Formação Académica, Científica e Profissional

[Jul77] Licenciatura em Engenharia Informática, pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Setembro de 1977, com a média final de 18 valores .

[Dez80] Como Fullbright Visiting Scholar , completou o grau de Master of Science em Computer and Information Science , no Departamento de Ciências da Computação e Informação (CIS) da Ohio State University (OSU), Columbus, Ohio, EUA, em Dezembro de 1980, tendo-se classificado nos primeiros 5% do curso.

[Nov82] Como Fullbright Visiting Scholar , completou os Ph.D. General Examinations em Computer and Information Science , parte curricular do programa Ph.D., no Departamento de Ciências da Computação e Informação (CIS) da Ohio State University (OSU), Columbus, Ohio, EUA, tendo-se classificado nos primeiros 5% do curso.

Outros…

[Jul78] Com bolsas de estudos da NATO Scientific Affairs e do European Research Council , frequentou o International Summer School on Program Construction , em Munique, Alemanha, de 26 de Julho a 6 de Setembro de 1978.

[Jan78] Com uma bolsa de estudos do European Research Council , frequentou The State of the Art on Compiler Construction , em Montpellier, França, de 6 a 22 de Janeiro de 1978.

[Fev92] International Business Institute , IBM Europa, La Hulpe, Bélgica, Fevereiro 1992, um curso avançado de General Management da IBM Europa.

[Mar94] Marketing Estratégico para Executivos , Departamento de MBA da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Março-Maio 1994.

[Mar96] Global Banker , um curso avançado sobre “Asset and Liability Management” conduzido por ACF Consultants (Doutor Lawrence Galitz, um especialista internacional em “Derivativos”) e organizado pelo Instituto de Formação Bancária, Sintra, Março de 1996.

[...] Vários cursos avançados de desenvolvimento pessoal nas áreas de Liderança, Marketing, Marketing de Serviços, Vendas, Qualidade, e Finanças, dentro dos programas de desenvolvimento para gestores da IBM e Data General.

Trajecto Profissional (Resumo)

[No Sector das Telecomunicações]

[Desde Mai03] É o responsável pelos Sistemas de Informação na PT Comunicações e responsável pelo Client Service Team da PT Sistemas de Informação para o Negócio Fixo.

[Set00 a Mar03] Foi Administrador Executivo de várias empresas do Grupo ONI, com especial ênfase na OniTelecom da qual foi Administrador desde o seu arranque. Fez parte do “ core team ” que em menos de dois anos fundiu com sucesso a Comnexo e a BrisaTel nas operações da OniTelecom. Fez parte do “ core team ” que em dois anos levou a OniTelecom à posição de liderança dos chamados “novos operadores fixos”, ultrapassando a Jazztel e a Novis.

Na OniTelecom teve sob a sua responsabilidade os pelouros das áreas de negócio de consultoria e serviços e as áreas técnicas de suporte: Consultoria Técnica, Managed Services & Outsourcing , Provisão e Construção de Rede, Serviços Pós-Venda, Centro de Gestão Operacional, Sistemas de Informação de Negócio e Sistemas de Informação Operacionais. No início do seu mandato teve também a responsabilidade das áreas de Pré-venda, Engenharia e Operações de Rede.

[No Sector Financeiro]

[Set97 a Ago00] Criou de raiz a BanifServ, um ACE para o Grupo Banif, da qual foi o seu primeiro Administrador-Delegado. Em consequência foi ainda CIO/CTO do Grupo Banif. A BanifServ, Empresa de Serviços, Sistemas e Tecnologias de Informação, A.C.E., é a empresa do Grupo Banif responsável pela desenvolvimento das infraestruturas e sistemas de suporte ao negócio do Grupo Banif, tendo como principal missão o desenvolvimento de meios para viabilizar o “cross-selling” de produtos do Grupo em qualquer ponto de venda deste, independentemente da marca de origem e da sua localização geográfica. Foi neste âmbito que foi desenvolvida a integração da rede de telecomunicações do Grupo, implementando ao nível lógico uma intranet moderna sobre a qual se desenvolveu um conceito inovador de “ Internal e-Business Contact Center ”, virado para a rede comercial integrada do grupo. Foi ainda neste âmbito que se desenvolveu o BaniFlow , uma família de processos automatizados ( workflow em ambiente Web ) para suportar a securização/scoring e a venda de variados produtos de crédito e integrados (por exempo, a conta de gestão de tesouraria). Coordenou e conduziu com 100% de sucesso a certificação de toda a infraestrutura tecnológica do Grupo Banif relativamente ao “ bug ” do ano 2000.

[Nov96 a Ago97] Foi Director-Coordenador da Direcção de Tecnologias de Informação (DTI) do Grupo BPI/BFE. Liderou o projecto de modernização e integração tecnológica, ao nível dos sistemas centrais IBM MVS e respectivos Centros de Processamento de Dados, dos Bancos Fonsecas & Bournay, Fomento Exterior e Borges & Irmão.

[Dez95 a Out96] Foi Director-Coordenador da Direcção de Sistemas Tecnológicos Integrados (DSTI) do Grupo BFE. Liderou o projecto de modernização e integração tecnológica, ao nível dos sistemas de informação e respectivas infraestruturas tecnológicas dos Bancos Borges & Irmão e Fomento Exterior.

Foi o representante do Grupo BFE/BBI no grupo de trabalho do Banco de Portugal para a introdução do Euro.

[No Sector Comercial Multinacional de Tecnologias de Informação e Serviços]

[Dez94 a Nov95] Foi membro da Comissão Executiva da Companhia IBM Portuguesa, S.A. , com a responsabilidade global pela Área Comercial ligada ao Marketing e Venda de plataformas e sistemas IBM: Mainframes ES/9000, Midrange AS/400, Sistemas Unix Risc System/6000, Soluções Networking e Sistemas de Impressão.

[Dez92 a Nov94] Foi Director do Departamento comercial de Sistemas Unix (Risc System/6000) da Companhia IBM Portuguesa, S.A., unidade integrada de negócio por si criada e desenvolvida de raíz. Simultaneamente foi Consultor da IBM SEMEA ( South Europe, Middle-East and Africa ) para a área dos Sistemas Abertos tendo sido envolvido em várias acções comerciais nesse território. Durante este período ganhou vários prémios IBM de desempenho comercial e de marketing.

[Jan91 a Nov92] Foi Director do Departamento comercial ACIS (Academic Computing Information Systems) da Companhia IBM Portuguesa, S.A., unidade de negócio que desenvolveu de raíz. Lançou em 1990 o prestigiado Prémio IBM de Ciência .

Durante a sua passagem pela IBM ganhou vários prémios de desempenho comercial e de marketing: 1 Golden Circle Award e 3 Hundred Percent Clubs . Na fase final foi-lhe atribuído o Blue Chip Award por ter sido considerado pela gestão de topo da multinacional nos EUA um jovem executivo de alto potencial para a IBM.

[Set89 a Dez90] Director do Centro de Competência Europeu (Centro de Marketing) para “Academic Computing Environments” (EuroAce) da Data General Europa vocacionado para o marketing e venda de soluções Data General para os mercados universitários e de laboratórios de investigação a nível Europeu. Foi responsável pelo lançamento com sucesso em Portugal da linha AviiON de servidores e estações de trabalho RISC da Data General.

[Como Consultor em Regime Liberal]

[Abr84 a Jun89] Em paralelo com a sua actividade académica exerceu em regime de profissão liberal a actividade de consultor na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo nesta fase prestado serviços de consultadoria ao Estado-Maior do Exército aonde desenvolveu o modelo de simulação das carreiras militares pós guerra colonial (primeira aplicação nacional com tecnologia de objectos e trabalho merecedor de louvor por escrito do Chefe do Estado-Maior do Exército). Ainda durante este período coordenou a equipe portuguesa que conjuntamente com a James Martin International desenvolveu a nova solução de “ Yield Management ” da TAP.

[Out77 a Ago79] Em paralelo com a sua actividade académica exerceu em regime de profissão liberal a actividade de consultor na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo nesta fase continuado a sua colaboração com o Estado Maior do Exército e com a Força Aérea. Prestou ainda assessoria a diversas entidades da Administração Pública e empresas privadas relativamente ao mérito financeiro e técnico de migrarem as suas infra-estruturas técnicas para standards abertos (e.g., redes IP e sistemas Unix). Finalmente, neste período coordenou projectos comunitários (ESPRIT) e desenvolveu projectos sob contrato com a Apple Corporation, Cupertino, EUA.

[No Sector do Ensino Universitário e Investigação e Desenvolvimento]

[Out91 a Jul93] Neste período, e resultante de um protocolo com a Companhia IBM Portuguesa de quem era empregado, foi Professor Convidado no Mestrado em Engenharia Informática da FCT/UNL tendo como responsabilidade a área de Tecnologias Avançadas de Programação.

[Abr84 a Ago89] Foi Professor e Investigador do Departamento de Engenharia Informática da FCT/UNL.

[Set79 a Mar84] Foi “ Lecturer & Research Associate ”, Department of Computer and Information Science, The Ohio State University, Columbus, Ohio, EUA.

[Out77 a Ago79] Foi Assistente e Investigador do Departamento de Engenharia Informática da FCT/UNL.

[Na Fase Pré-Licenciatura, como Trabalhador Estudante]

[Out73 a Jul75] Foi Monitor na Universidade de Luanda, nas áreas cientícas de Informática e Engenharia Electrotécnica.

[Mai74 a Jun75] Com apenas vinte anos de idade foi instrutor “ part-time ” no Departamento de Formação da IBM Angola , em Luanda, em acumulação com os seus estudos em Engenharia Electrotécnica na Universidade de Luanda. Em Julho de 1975 desligou-se da IBM Angola e regressou a Lisboa ingressando na Universidade Nova de Lisboa na licenciatura em Engenharia Informática que concluiu em 1977 com a média de 18 valores.

[Jan76 a Fev77] Foi chefe de uma equipe de programadores do Ministério da Educação que desenvolveu o Sistema de Suporte aos Exames “ Ad-hoc ” de acesso ao ensino superior.

[Nov76 a Out77] Foi Monitor no Departamento de Engenharia Informática da FCT/UNL.

Actividades Voluntárias em Sociedades Profissionais e Académicas

•  É actualmente membro do Conselho de Avaliação e Qualificação (CAQ) da Ordem dos Engenheiros , como representante do Colégio de Engenharia Informática do qual é membro, com a cédula profissional nº 36676.

•  É membro da equipe de avaliação das Licenciaturas em Engenharia Informática por parte da Ordem dos Engenheiros .

•  Foi em 2002 membro da equipe de avaliação das Licenciaturas em Informática por parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas .

•  Até Dezembro de 1998 foi representante português na IFIP ( International Federation for Information Processing ) na especialidade de “Computer Systems Technology” .

Outros…

•  É membro do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) e da sua Computer Society desde 1983 e membro da ACM (Association for Computing Machinery) desde 1993.

Especialidades Profissionais: Áreas Comerciais

•  Marketing de soluções e produtos de base tecnológica;

•  Liderança de equipas de vendas de soluções técnicas e respectivos serviços.

Especialidades Profissionais: Área Técnica

•  Modernização de processos de negócio e administrativos: “ webização” , automação de processos (“ web based workflow” ), digitalização e distribuição electrónica de documentos em ambiente “ Web/Intranet/Internet ”;

•  Metodologias ágeis de desenvolvimento aplicacional (SCRUM e eXtreme Programming (Xp)) e programação orientada a objectos:

•  Integração de sistemas, incluindo integração de sistemas “legados” em ambientes de base tecnológica Web;

•  Arquitectura e implementação de Intranets corporativas seguras;

•  Controlo estatístico de processos (SPC);

•  Sistemas de medida de desempenho;

•  Simulação de Processos;

•  Construção de Centros de Gestão e Operação de infra-estruturas tecnológicas;

•  Segurança informática;

•  Gestão da mudança e formação.

Bolsas de Estudo, Menções Honrosas e Prémios

[1983 a 84] Bolsa de estudos da Xerox Corporation (California, EUA) como base de suporte a projecto desenvolvido na Ohio State University, Columbus, Ohio, EUA.

[1979 a 84] Fulbright-Hayes Visiting Scholar , da Comissão Cultural Luso-Americana, com o patrocínio do Governo dos EUA, para estudar na Ohio State University, Columbus, Ohio, EUA.

[1982 a 83] Bolsa de Estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, para estudar na Ohio State University, Columbus, Ohio, EUA.

[Mar80] Menção honrosa do Chefe do Estado-Maior do Exército Português, General Pedro Alexandre Gomes Cardoso, pela concepção e implementação de uma linguagem declarativa de simulação dirigida ao domínio da modelação e simulação das carreiras militares na fase pós guerra colonial. Esse trabalho traduziu-se na primeira aplicação “comercial” implementada com tecnologia orientada por objectos em Portugal.

[Jul78] Bolsa da NATO Scientific Affairs e European Research Council para participar na International Summer School on Program Construction , de 26 de Julho a 6 de Agosto de 1978, em Munique, Alemanha.

[Jan78] Bolsa do European Research Council para participar no curso avançado The State of Art on Compiler Construction , de 6 a 22 de Janeiro de 1978, em Montpellier, França.

[1975 a 77] Bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian para os anos académicos de 1975/76 e 1976/77.

Principais Publicações

11. J.A.S. Alegria, A.M. Dias e L. Caires, “Towards Distributed Tools for Heterogeneous Logic Programming Environments” nos Proceedings of the Sixth International Conference on Logic Programming (eds. G. Levi and M. Martelli) (Lisboa, Junho 1989), MIT Press, pp. 505-520.

10. J.A.S. Alegria, “On Breeding an Advanced InterfaceStation for Experimental C 3 I Programming Environments: Integrating MacLogic, Prolog and Ada™?” , nos Proceedings of AFCEA Technical Symposium and Exhibition, (Lisboa, Maio 1989), publicados pelo LNETI.

9. J.A.S. Alegria, “The Architecture of MacLogic” in Proceedings of Esprit'88 — Putting the Technology to Use (eds. CEC DG XIII) (Bruxelas, Novembro 1988), North-Holland, Part 1, pp. 737-748.

8. J.A.S. Alegria, “A Preview of the MacLogic Programming Environment Project,” Wheels for the Mind — Europe, An Apple University Consortium Publication Prepared at Lünd University , Sweden , Issue No 3 (Dezembro 1987), pp. 34-44.

7. J.A.S. Alegria, “The MacLogic Programming Environment” in Proceedings of the Third Portuguese Meeting on Artificial Intelligence (eds. A. Sernadas and J.M. Neves) (Braga, Portugal, Outubro 1987), Universidade do Minho, pp. 118-142.

6. J.A.S. Alegria, “Princípios para um Programa de Dinamização em Tecnologia da Programação” , Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica , FORUM PICOAS, Lisboa, Maio 1987, publicados pela JNICT.

5. J.A.S. Alegria, “Design of Parameterizable Software” em Industrial Software Technology (ed. R. Mitchell), IEE Computing Series, Peter Peregrinus Ltd. on behalf of the IEE, Londres, pp. 214-226, 1987.

4. J.A.S. Alegria, “Intensificação Tecnológica da Pedagogia da Programação” em Actas do 4º Congresso Português de Informáticas (eds. A. Sernadas) (Lisboa, Junho 1986), Associação Portuguesa de Informática, volume 1-A, pp. 151-172.

3. B.W. Weide, M.E. Brown, J.A.S. Alegria and G. Mayer, “A Graphical Interconnection Language and its Application to Concurrent and Real-Time Programming” nos Proceedings of 20th Annual Allerton Conference on Communications, Control, and Computers (Urbana-Champaign, Illinois, 1982).

2. J.A.S. Alegria, T.C. Bylander, “Towards a Personal Research Notebook and Library” in Proceedings of Sixth International Simula 67 Users' Conference (Atlanta, Georgia, October 1981), IEEE Systems, Man and Cybernetics Society, pp. 296-300.

1. J.A.S. Alegria, “ICGL — A Simula 67 ‘Extension' for Structured Display Programming in Interactive Computer Graphics” in Proceedings of Sixth International Simula 67 Users' Conference (Lisboa, Setembro 1978), Norwegian Computing Center, Norsk Regnesentral, Norway, Publication Nº 613, pp. 54-58.