Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicações
O Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicações (MERC) tem por objectivo formar profissionais de concepção para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação, capazes de responder, de forma eficaz, aos novos desafios colocados pela convergência entre a Informática e as Telecomunicações.
Aos engenheiros do MERC é proporcionada uma sólida formação de base nestas áreas de engenharia, através da utilização de métodos de ensino inovadores e da interacção com o ambiente tecnológico envolvente, potenciado pela inserção no Taguspark , o maior parque de Ciência e Tecnologia Português. A estreita colaboração com empresas e com profissionais da área das TIC permite oferecer uma formação com características adequadas às reais necessidades do mercado, com carácter inovador.
A sólida formação conjunta nas áreas de base de Engenharia Informática e Electrotécnica, permite que os engenheiros do MERC tenham capacidade para responder a um leque vasto de desafios: a especialização conferida assegura que estes estão particularmente aptos a lidar com redes de comunicações complexas, fixas ou móveis, na sua vertente de infra-estruturas de comunicações, de desenvolvimento de serviços e/ou de aplicações. Estas características são necessárias para amplo leque de sectores, que vão desde o sector das telecomunicações (fixas e móveis), ao da informática (incluindo as tecnologias de Internet e de computação móvel), passando pelo importante sector dos serviços - com realce para a banca, os seguros, o turismo e a cultura - e pelos sectores industrial, Administração Pública Central, Local e Regional.
Saídas Profissionais
Um engenheiro de Redes de Comunicações pode exercer diferentes actividades para um conjunto vasto de empregadores. Destacam-se pela sua relevância:
-
Engenheiro de Estudos e Desenvolvimento - participa no desenvolvimento de SW de comunicações para redes fixas ou móveis, no âmbito dos próprios sistemas, dos serviços ou das aplicações por eles suportadas. Empregadores típicos são: as empresas de serviços, os operadores de telecomunicações e a indústria de SW ou de equipamento de redes de comunicações.
-
Arquitecto de Redes de Comunicações - concebe e implementa soluções de rede que interligam locais e sistemas de informação, utilizando redes fixas ou móveis. Empregadores mais comuns são as empresas de telecomunicações e grandes organizações, como banca, seguros, a administração pública e grandes indústrias.
-
Gestor de Redes de Comunicações - gere a infra-estrutura de comunicações de forma segura, garantindo o seu adequado funcionamento. Empregadores típicos são as empresas de telecomunicações e as grandes organizações, como a banca, os seguros, a administração pública e grandes indústrias.
-
Consultor Técnico de Redes de Comunicações -concebe soluções técnicas e organizacionais para uma empresa cliente, podendo ser um trabalhador por conta própria ou trabalhar numa consultora.
-
Engenheiro técnico-comercial - participa na elaboração de soluções técnicas adaptadas às necessidades dos clientes e acompanha, do ponto de vista técnico, a negociação de contratos. É adequado a qualquer tipo de empresa que ofereça serviços a clientes na área das redes de comunicações (empresa de serviços, operadora de telecomunicações ou consultora).
-
Chefe de produto/responsável de marketing -concebe e define um produto/serviço, estuda a oportunidade de lançamento de novos produtos/serviços ou as necessidades de adaptação de produtos/serviços existentes. Empregadores típicos são: empresas de serviços e indústria de SW ou de equipamentos de redes de comunicações
-
Investigador - participa em projectos de investigação, estudando novas tecnologias ou a aplicação das tecnologias existentes a novas realidades, podendo trabalhar em Institutos de Investigação e Desenvolvimento.
-
Empreendedor - forma a sua própria empresa beneficiando do ambiente criado pelo Taguspark, desenvolvendo produtos/serviços inovadores na área das redes de comunicações.
Regime de Acesso
Acesso directo aos finalistas da Licenciatura em Engenharia de Redes de
Comunicações.
Restantes casos: consultar regulamento específico.
|