A Procura pelos Alunos

A procura de licenciaturas por parte dos alunos caracteriza-se por privilegiarem a escolha de Escolas de prestígio e serem sensíveis às saídas profissionais previstas. Isto sugere que este curso terá uma procura adequada. É oferecido por uma Escola de elevado prestígio e por um Departamento com experiência reconhecida, que motiva, em termos globais, os melhores alunos do país interessados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. A nova licenciatura situa-se numa área em que existe procura garantida de licenciados por parte dos empregadores.

A situação em Portugal é, para além das considerações anteriores, a de um país que pretendendo diminuir a distância para a média Europeia tem de fazer forçosamente um esforço de convergência com consequências no desenvolvimento económico, especialmente dos sectores de alta tecnologia, aqueles em que a Europa tem maiores possibilidades de ser competitiva a nível mundial.

Desse ponto de vista, o facto de Portugal ter apenas 7% da sua mão-de-obra com formação pós secundária para uma média Europeia de 13% e, para além disso, o facto de que apenas 28% dos diplomados o ser em cursos de carácter técnico-científico em contraste com os 37% Europeus, mostra que há em Portugal espaço claro para crescimento em áreas como as cobertas pela Licenciatura aqui proposta.

A experiência tida recentemente pelo IST ao eliminar, em algumas Licenciaturas do sector das Tecnologias da Informação a obrigatoriedade da Física como disciplina específica de acesso, mostra que a procura existe por parte dos estudantes e que o problema parece ser a da disfuncionalidade do ensino secundário na área do ensino da Física.

Portugal necessita de preencher o fosso que nos separa da média Europeia de percentagem do emprego em áreas de alta tecnologia. É necessário evoluir dos nossos 3,5% de emprego na Indústria com características de alta tecnologia para os 7,7% Europeus e dos nossos 1,4% nos Serviços do mesmo tipo para os 3% Europeus.

As condições existem e os empregadores estão presentes. Os candidatos ao Ensino Superior já mostraram ter a sabedoria necessária para concorrer aos cursos que oferecem as mais interessantes perspectivas, desde que o sistema de acesso lhes faculte essa escolha.