SUBÍCIA

O QUE É A SUBÍCIA?

É a unidade de medida e de controlo, à distância, de excessos  nas movimentações feitas pelo SUBA na pista de ensaios do SUBÓDROMO, onde é possível realizar um grande número de experiências inovadoras de Física. A SUBÍCIA usa, essencialmente, unidades de telemetria. A SUBÍCIA está apetrechada com 4 equipamentos básicos: SUBARADAR, SUBACAIXANEGRA, SUBARÁDIO e SUBOSCÓPIO.

Subódromo Como funciona o acelerómetro? SUBARADIO do SUBA visto por cima SUBARÁDIO do SUBA  visto por baixo SUBARADIO do PC visto por cima SUBOSCÓPIO SUBARADAR SUBACAIXANEGRA

 

Arquivo Fotográfico da  SUBÍCIA

Fig.1- Fotografias das unidades da SUBÍCIA.

SUBARADAR

Consta de um RADAR de ultra-sons colocado na ponte do SUBÓDROMO e que pode medir a distância aque se encontra o SUBA, através de várias técnicas relacionadas com a obtenção de ecos resultantes de uma onda acústica com a frequência de 30 kHz a 40 kHz, que se dirige para o SUBA e é reflectida por este, regressando ao receptor onde é processada.

SUBARÁDIO

Trata-se de um sistema de radiocomunicações digitais que consta de 2 "transceptores" (TRANSCEPTOR = TRANSmissor/reCEPTOR), um está ligado a um porto série de um PC e outro que é instalado no SUBA. Estas unidades podem funcionar bidireccionalmente entre o SUBA e um PC. O SUBARÁDIO é capaz de transmitir dados digitais a um ritmo de cerca de 200 kbps, através da modulação de sinais portadores de radiofrequência (com a frequência de 432 MHz, está em desenvolvimento um sistema para funcionar em 2,3 GHz), até distâncias de cerca de 50 metros entre as duas unidades.

SUBACAIXANEGRA

A SUBACAIXANEGRA é uma "caixa negra" onde se encontra o sistema de aquisição de dados provenientes de vários sensores do SUBA. Está montada no carro e transmite pelo SUBARÁDIO, para um computador pessoal, vários tipos de medidas correspondentes a condições técnicas do carro. A caixa "negra" dispõe de 8 portos digitais (de 1 bit), 8 canais analógicos com 10 bit de resolução e de uma entrada digital tipo série para um acelerómetro tridimensional com 8 bit de resolução em cada um dos 3 eixos. Embora possa ser modificado, o ritmo de amostragem das variáveis adquiridas pela caixa negra é de 10 vezes por segundo.

SUBOSCÓPIO

O SUBOSCÓPIO é um programa que corre num PC, em ambiente Microsoft Windows, cujas funções são:

1) controlar os modos de funcionamento do SUBARÁDIO;

2)- receber e visualizar os dados provenientes do SUBA através do Transceptor associado ao porto série do PC (RS232, USB em desenvolvimento);

3) armazenar os dados recebidos no PC;

4)- transmitir dados para controlar o Transceptor colocado no SUBA e, através destes dados, controlar a SUBACAIXANEGRA e, através desta, controlar os sensores a ela associados.

  Comando para aceder ao modo de calibração dos acelerómetros Comando para aceder ao modo de calibração dos acelerómetros Comando para iniciar ou terminar comunicação com o SUBARÁDIO Visor em tempo real da aceleração 3 D Portos analógicos da SUBACAIXANEGRA antes de iniciar a comunicação Controlo do SUBARÁDIO Pode actualizar Janelas ao lado Janela para ver tabelas ou gráficos dos valores recebidos da SUBACAIXANEGRA Janela adicional para ver valores processados Controlo do ficheiro de saída para EXCEL Portos da SUBACAIXANEGRA para activar antes do início da comunicação Controlo do modo de comunicação com o SUBARÁDIO Realizado por Moisés Piedade para reforçar ensino da Física na  LEE Projecto criado por Moisés Piedade para acompanhar ensino na LEE em muitas áreas científicas Dê um pulinho à LEE e veja como o ensino da engenharia electrónica/electrotécnica vai mudar

Fig.2- Suboscópio- Interface gráfica do sistema de controlo do SUBARÁDIO.

Quer dar uma voltinha no Subódromo da LEE ? Quer saber como funcionam os acelerómetros 3 D micromaquinados?